quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A criança e a construção do conceito de número



A necessidade do ser humano de contar surgiu quando o homem se fixou no solo e precisou contar os alimentos e os peixes que eram tirados da natureza. Com a necessidade de as pessoas resolverem questões do cotidiano, foram inventados os números, apesar de história ser anônima.

O inicio da construção de conceito de número para criança, começa de forma inconsciente e gradativa, pois através do dia a dia, as crianças conviver com os números, por exemplo,quando perguntamos a idade da criança, ela demonstram a quantidade de anos com os dedinhos, convivendo com a relação de muito e pouco ou menos e mais objetos, brinquedos, doces, etc. A criança demonstra conhecer os números, ela pode até saber qual é o número e a forma que ele representa, mas não quer disser que ela saiba a quantidade que os números  representam.

A construção da aprendizagem infantil sobre os números começa pela representação, a relação que a criança faz com as coisas, ela vai crescendo mentalmente para depois construir a compreensão.

Quando a crianças possuem vários objetos, e começa a separá-los por elementos de semelhança ou categoria, ela começa a aprendizagem da Classificação, que desenvolver gradualmente, trabalhando a lógica matemática e estimulando a aprendizagem. E quando uma criança começa a organizar objetos, pela forma, pelo tamanho, pela cor, ela está seguindo uma Seriação, pois ela está ordenado os objetos, que forma uma série, ordenado elementos segundo a sua diferença.

Na Matemática, a criança pode fazer a comparação dos objetos, e também trabalha a Correspondência, quando ela trabalha com objetos diferentes, e mesmo assim consegue fazer a correspondência dos números com objetos. E quando a criança organizar os objetos ou por sequencia de números ou sequencia de cor, ela está trabalhando a Sequenciarão.

A aprendizagem infantil é feita de vários elementos que contribui para o desenvolvimento da lógica - matemática. É importante o professor da Educação Infantil está sempre atualizado, buscando conhecimento da história dos números e conceitos matemáticos, assim também como é importante  conhecer seu alunos, sua turma, para trabalhar as dificuldade e estimular as habilidade para que a aprendizagem da disciplina de Matemática seja prazerosa e não traumática  no dia a dia dos alunos.

As crianças aprendem primeiramente as formas e as representações dos números, para depois serem apresentadas as operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Nesta etapa de aprendizagem o professor deve se atentar ao melhor método de ensinar as operações para que os alunos entendam melhor como funciona, pois uma vez que o professor ensina essa etapa rapidamente, ou de forma que o aluno não acompanha ou entenda, o educador pode comprometer toda a aprendizagem e aptidão dos alunos pela matemática, comprometendo o aprendizado  do futuro também.

É importante o aprendizado da operação de adição, introduzindo a soma na vida dos alunos, começando fazendo a junção dos objetos até chegar a interpretação do que representa adicionar, como o próprio sinal representativo “mais” diz, é algo a mais, é acrescido quando se faz a operação da adição. A criança começa a conta brincando, mesmo que inconscientemente, no jogo por exemplo, se são  dois grupo, ela já saber separa contados os participantes, se é para juntar material, objetos, brinquedos por exemplos, ela soma a quantidade a mais que estão acrescentando. A adição já faz parte do convívio dos alunos, basta o professor trabalhar e desenvolver da melhor maneira.

Na operação de subtração acontecem da mesma forma, normalmente na escola, as crianças começam a aprender no 1° ano do Ensino Fundamental, logo após estarem dominando a operação de adição. Na subtração, as crianças percebem pela falta, “menos”, por exemplo, quando um menino fala: eu tinha 3 carrinhos, agora só tenho 2, está faltando 1, ele trabalho na ausência do brinquedo a operação de subtração. Da mesma forma que na operação de adição, cabe ao professor trabalhar exemplo que deixe claro a matemática na vida dos alunos, isso pode ser trabalhado em leitura, jogos, brincadeira, em receitas, etc. Mas é importante o educador deixar claro o objetivo do “somar “e “diminuir”, assim como o “menos “ou “mais”.

Toda a lógica infantil deve bem trabalhada pelo professor e ser incentivada pela família, o desenvolvimento lógico-matemático vai fazer parte de toda a vida da pessoa, deve ser inicializado de uma forma dinâmica e prazerosa, para que os alunos quebre o tabu que a disciplina de Matemática é difícil ou traumática.


Referencia Bibliográfica:
Livro: “Conversando sobre os números, ações e operações ” de Luzia Faraco Ramos

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