
Boa tarde,professor!Sugestão de plano de aula...
Publico
alvo:
2º ano
Etapa de ensino:
Ensino Fundamental
Tempo
previsto: 4h/a
Tema
da aula:
O dinheiro
Justificativa:
O dinheiro faz parte do
nosso cotidiano por isso é de suma importância trabalhar com o valor dinheiro
em sala de aula, assim os alunos podem explorar o nosso sistema monetário
reconhecendo a moeda vigente em nosso país e a importância e o valor de cada moeda/cédulas.
Disciplinas
vinculadas:
Matemática
Conteúdos
Adição e Subtração com
números naturais, Sistema de numeração decimal.
Objetivos
pretendidos
·
Reconhecer as notas e moeda do nosso sistema
monetário;
·
Reconhecer a importância de cuidar do
dinheiro;
·
Operar com adição e subtração;
·
Combinar notas menores resultando em um valor
da nota maior.
Situação didática
·
- Expor aos alunos que o tema a ser trabalhado: Dinheiro
- Explicação do conteúdo: Contar a história de como surgiu o dinheiro, e como nossos antepassados faziam compras. Perguntar para os alunos quem já fez compras com a mãe, deixar que eles falem como foi. imagens importantes que usamos em nosso cotidiano
- Distribuir dinheiros de brinquedos em valores iguais aos alunos e falar um valor onde eles terão que juntar moedas e cédulas de valores menores para formar o valor maior solicitado Juntar as moedas e cédulas menores e formar valores maiores.
- Dividir a sala em 3 grupos de 5 alunos, distribuir revistas, tesouras, colas e fichas, para os alunos recortarem figuras essenciais do nosso cotidiano e colarem as figuras nas fichas, após a colagem eles colocarão valores simbólicos nas imagens.
- Montar nos grupos uma pequena mercearia onde as fichas confeccionadas serão os produtos de venda, em cada mercearia ficará 1 aluno responsável pelo o caixa e o restante irá passear na outra mercearia para comprar o que quiserem de utilidades, depois das compras realizadas os alunos deverão subtrair em uma folha quanto que ele tinha, quanto que gastou e quanto sobrou. Montar em cada grupo, uma pequena mercearia;
- O aluno deverá escrever no papel quanto que ele tinha, quanto gastou e quanto restou;
- Os alunos terão que ir um por um, na frente e expor para os colegas o que compraram de utilidade, mostrando os produtos comprados e a sua subtração ou no caso dos caixas do mercado a adição.
- Explicar a importância do dinheiro e o que acontece com o dinheiro recolhido pelo o banco do Brasil, passar para os alunos os saquinhos de dinheiro picados cedidos pelo o Banco do Central Brasil.
- Roda da Aprendizagem, onde os alunos irão expor a sua experiência e aprendizagem.
- Entrega das atividades xerocadas com problemas para a casa.
- Folhas brancas
- Canetinha
- Revistas
- Cédulas e moedas de brinquedos
- Saquinhos de dinheiro picados
- Tesoura
- Cola
- Calculadoras
Avaliação
Os
alunos serão avaliados de acordo com a participação e o interesse nas
atividades propostas.
Atividades
xerocadas para casa
Bibliografia
Nossa! O seu plano de aula me ajudou muuuito! Parabéns por esta postagem.
ResponderExcluirSou estudante do 3º ano curso normal e estava com uma duvida no desenvolvimento da aula , mas seu post me ajudou e muito ! Obrigada
ResponderExcluirEstudar sobre um conteúdo, é a minah obrigação,pois é necessário saber conduzir um assunto para dar uma boa aula.Agora,encontar um maravilhoso palno,prontinho do jeitinho que estava na minah mente é excelente.Parabéns!!
ResponderExcluirsuas atividades sao otimas
ResponderExcluir