sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Plano de Aula












Boa tarde,professor!Sugestão de plano de aula...

Publico alvo: 2º ano
Etapa de ensino: Ensino Fundamental 
Tempo previsto: 4h/a
Tema da aula:
O dinheiro
Justificativa:
O dinheiro faz parte do nosso cotidiano por isso é de suma importância trabalhar com o valor dinheiro em sala de aula, assim os alunos podem explorar o nosso sistema monetário reconhecendo a moeda vigente em nosso país e a importância  e o valor de cada moeda/cédulas.
Disciplinas vinculadas:
Matemática
Conteúdos
Adição e Subtração com números naturais, Sistema de numeração decimal.
Objetivos pretendidos
·         Reconhecer as notas e moeda do nosso sistema monetário;
·         Reconhecer a importância de cuidar do dinheiro;
·         Operar com adição e subtração;
·         Combinar notas menores resultando em um valor da nota maior.

Situação didática
·        
  • Expor aos alunos que o tema a ser trabalhado: Dinheiro
  • Explicação do conteúdo: Contar a história de como surgiu o dinheiro, e como nossos antepassados faziam compras. Perguntar para os alunos quem já fez compras com a mãe, deixar que eles falem como foi.  imagens importantes que usamos em nosso cotidiano
  •  Distribuir dinheiros de brinquedos em valores iguais aos alunos e falar um valor onde eles terão que juntar moedas e cédulas de valores menores para formar o valor maior solicitado Juntar as moedas e cédulas menores e formar valores maiores.
  •  Dividir a sala em 3 grupos de 5 alunos, distribuir revistas, tesouras, colas e fichas, para os alunos recortarem figuras essenciais do nosso cotidiano e colarem as figuras nas fichas, após a colagem eles colocarão valores simbólicos nas imagens.
  •  Montar nos grupos uma pequena mercearia onde as fichas confeccionadas serão os produtos de venda, em cada mercearia ficará 1 aluno responsável pelo o caixa e o restante irá passear na outra mercearia para comprar o que quiserem de utilidades, depois das compras realizadas os alunos deverão subtrair em uma folha quanto que ele tinha, quanto que gastou e quanto sobrou. Montar em cada grupo, uma pequena mercearia;
  • O aluno deverá escrever no papel quanto que ele tinha, quanto gastou e quanto restou;
  •  Os alunos terão que ir um por um, na frente e expor para os colegas o que compraram de utilidade, mostrando os produtos comprados e a sua subtração ou no caso dos caixas do mercado a adição.
  • Explicar a importância do dinheiro e o que acontece com o dinheiro recolhido pelo o banco do Brasil, passar para os alunos os saquinhos de dinheiro picados cedidos pelo o Banco do Central Brasil.
  •   Roda da Aprendizagem, onde os alunos irão expor a sua experiência e aprendizagem.
  •  Entrega das atividades xerocadas com problemas para a casa.
Recursos
  •  Folhas brancas
  • Canetinha
  •  Revistas
  •  Cédulas e moedas de brinquedos
  • Saquinhos de dinheiro picados
  • Tesoura
  •   Cola
  •   Calculadoras 

 Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e o interesse nas atividades propostas.
Atividades xerocadas para casa

Bibliografia

4 comentários:

  1. Nossa! O seu plano de aula me ajudou muuuito! Parabéns por esta postagem.

    ResponderExcluir
  2. Sou estudante do 3º ano curso normal e estava com uma duvida no desenvolvimento da aula , mas seu post me ajudou e muito ! Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Estudar sobre um conteúdo, é a minah obrigação,pois é necessário saber conduzir um assunto para dar uma boa aula.Agora,encontar um maravilhoso palno,prontinho do jeitinho que estava na minah mente é excelente.Parabéns!!

    ResponderExcluir